Escolhendo a fonte do seu pedal

Comprou um pedal novo e ficou na duvida de qual fonte usar? Ou então está tendo muito ruído no setup e não sabe de onde vem? Vamos sanar de uma vez por todas essas duvidas da maneira mais simples possível!

O primeiro passo é encontrar no seu pedal a fonte recomendada pelo fabricante, geralmente vem escrito nele mesmo e se não estiver, com certeza terá no manual. A maior parte utiliza o chamado "padrão Boss", que seria 9V Negativo ao Centro com corrente continua (DC).

Ilustração (Negativo ao centro):

O segundo passo é entender se o seu pedal é analógico ou digital, já que o consumo do pedal varia de acordo com o circuito.

Em geral, pedais digitais consomem mais energia e se ligados em fontes conjuntas que não sejam isoladas com certeza terá um ruído indesejado na sua cadeia de sinal, principalmente usando fonte múltiplas em que todas as saídas compartilham o mesmo terra. Em pedais analógicos que consomem menos energia, é possível usar saídas múltiplas sem isolamento, pois pela natureza do circuito e seu consumo baixo, o ruído da tensão não interfere de maneira presente como em um circuito digital. Ficou confuso? Clique aqui e entenda quais são os principais tipos de fontes do mercado.

Com base nas respostas anteriores, o ultimo fator a ser considerado na escolha de uma fonte é a quantidade total de consumo de seu pedalboard. O ideal é sempre trabalhar com um equipamento que dê uma margem de segurança. Por exemplo, seu set tem 150mA, escolha uma fonte de 200mA. Nunca utilize um equipamento com a amperagem inferior ao seu set, sob o risco de causar danos aos pedais, além de ruídos, interrupções e baixo desempenho.

Agora que você já sabe como escolher o modelo perfeito para o seu set, conheça nossa seção de fontes garanta já a sua, clique aqui.

17/04/2023
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

AMERICAN MUSICAL - INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSORIOS LTDA - CNPJ: 20.314.059/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2024